EIPCH
Sobre

Sobre

HISTÓRICO

Nossas duas primeiras edições, ocorridas em 2017 e 2018, foram promovidas pelo Instituto Conexão Sóciocultural (CONEX) e pelo CLAEC, com apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), especialmente pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural (PPGMP-UFPEL), contando com financiamento da FAPERGS e CAPES na edição de 2017, e da FAPERGS em 2018. Considerando a importância de seu caráter presencial, as edições foram pausadas, dado a pandemia. Retornamos no ano de 2022, mantendo a promoção do evento junto ao CONEX, mas com nova parceria firmada para sua execução na Universidade de Passo Fundo (UPF), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UPF).  

O evento, em sua primeira edição, alcançou um público maior do que o previsto na elaboração do projeto. Apenas na categoria de comunicadores, recebemos ao todo 481 inscrições, sem contar a coautoria, sendo apresentados um total de 346 trabalhos durante as três manhãs do evento. Como ouvintes, não contando o público que solicitou certificação, tivemos um total de mais de 160 assinaturas com frequência acima de 75% em todas as atividades; nos quatro minicursos ofertados pelo evento, obtivemos um público total de 30 certificados. O público foi formado por pessoas de toda a área nacional, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, etc… Recebemos também comunicadores estrangeiros, incluindo pessoas da América Latina e da Universidade de Londres. Os 10 Simpósios Temáticos, os 4 mini-cursos e as 3 conferências e a mesa-redonda foram palco de muitos debates e discussões a respeito das inovações na pesquisa em Ciências Humanas e de como as mesmas vem sendo trabalhadas por autores(a) nacionais e estrangeiros, sendo efetuadas trocas significativas entre variados campos do conhecimento desenvolvido pela acadêmica, voltado aos estudos das humanidades.

Já em sua segunda edição, apenas na categoria de comunicadores, recebemos ao todo 463 trabalhos, que colocam nosso público acima de 500 participantes nos STs, incluindo a coautoria, sendo apresentados um total de 337 trabalhos durante as três manhãs do evento. Na categoria de ouvintes, não contando o público de entrada livre, foi gerado ao total 184 certificados; nos seis minicursos ofertados pelo evento, obtivemos um público total de 120 certificados. O público foi formado por pessoas de toda a área nacional, incluindo Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Argentina, Uruguai, etc… Recebemos também comunicadores estrangeiros, incluindo pessoas da América Latina e da Universidade de Salamanca, Espanha. Os 10 Simpósios Temáticos, os 6 mini-cursos e as 2 conferências e o laçamento de obras foram palco de muitos debates e discussões a respeito das inovações na pesquisa voltada para as disciplinas das humanidades, e de como as mesmas vem sendo trabalhadas em território nacional e permitindo uma compreensão de seu tratamento no estrangeiro, por meio das mais variadas oportunidades de discussão proporcionadas, incluindo abordagens em desenvolvimento nas humanidades, como cultura visual e material, com estudos inovadores com utilização de fontes midiáticas e questões de usos de redes e tecnologias, e como isto afeta ou pode afetar o caminho das pesquisas nas Ciências Humanas.